top of page

SOBRE A MACHINA

Produtora Audiovisual

A Machina Filmes é uma produtora de conteúdo audiovisual que escreve, produz, executa e finaliza peças voltadas para publicidade, cinema, televisão e web. A empresa foi fundada em janeiro de 2014, mas existe informalmente desde 2010, quando os sócios-proprietários Rafael Duarte e Taísa Ennes firmaram parceria para executar seu primeiro filme mini-metragem.
Desde lá, além de produzir seus próprios filmes, a produtora se especializou na montagem e finalização audiovisual, com ênfase em efeitos especiais. Uma das marcas da empresa é o apuro técnico e inventividade tecnológica realizados a baixo custo, se utilizando dos métodos mais eficientes disponibilizados pela tecnologia moderna. A Machina Filmes procura dar suporte à realizadores e diretores para que se beneficiem de efeitos visuais de CGI, ampliando as possibilidades de criação e execução de suas obras. A produtora trabalha com as plataformas Davinci Resolve, Blackmagic Fusion, Adobe e Final Cut Pro.

taisa.jpg

TAÍSA ENNES

Taísa Ennes, 34 anos, multiartista, cineasta, é formada em Realização Audiovisual pela Unisinos/RS e premiada internacionalmente pelos diversos filmes e séries que realizou. Montadora há mais de 10 anos, é sócia-fundadora da Machina Filmes em Porto Alegre, especializada em pós-produção. Na sua filmografia, soma mais de 60 participações em festivais ao redor do mundo, assinando a montagem de mais de quinze curta-metragens e de três séries, duas delas disponíveis no catálogo da Netflix (Necrópolis, da qual também é roteirista, e Alce & Alice), além da série documental Vida Fluxo, para a TV Brasil. Trabalhou com edição diária para jornalismo em Porto Alegre e São Paulo durante quatro anos. A observação social é uma marca constante no trabalho da montadora, conhecida também pela direção de curtas que exploram o papel de gênero através de arquétipos de contos de fadas: A Princesa (2013), Caçador (2014) e A Bruxa, filme atualmente em processo de pré-produção, contemplado em edital da prefeitura de Canoas/RS. Recentemente a montadora foi laureada com o Prêmio de Melhor Edição no festival Cineforte - PB, pelo curta Jardim das Horas (2020). Em paralelo, monta seu primeiro longa-metragem, Coexistência, com previsão de lançamento para 2023.

RAFAEL DUARTE

Formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS em 2010, passou seus anos de estudo atuando como monitor, operador de câmera e editor de vídeo para os estúdios da FABICO e Escola de Administração da UFRGS. Depois trabalhou como editor e finalizador para a TVE- RS, Grupo RBS, Canal Rural e Band-SP. Paralelamente à esses trabalhos, começou sua carreira como cineasta. Em 2014, passou a se dedicar exclusivamente à Machina Filmes com a sócia Taísa, onde atua como diretor, produtor, diretor de fotografia e coordenador de pós-produção. Em seu currículo, conta com cursos de roteiro cinematográfico com Pablo Meza, roteiro para televisão com Flávio Moraes e direção de fotografia com Gunther Mittenmayer (ambos da Operahaus-SP) e a Alfaiataria Itinerante da Coelho Voador em 2014. Em 2015, Rafael recebeu o respeitado Prêmio ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) de Melhor Fotografia em Curta-metragem pelo seu trabalho no filme Caçador.

rafael.jpg
bottom of page